quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cinema: Dramas do Oscar 2013

Bom dia galera!
Para começar bem o dia nada melhor que cinema, por isso fiz uma seleção especial dos melhores dramas (que eu assisti) que receberam indicações no Oscar 2013. Dois deles indicados na categoria de melhor filme (“Amor” e “Indomável sonhadora”) e dois indicados nas categorias de atores melhor e melhor atriz (“O voo” e “O impossível”) confesso que se votasse nesse oscar teria dado mais condecorações a esses filmes do que eles realmente receberam, apenas “Amor” recebeu um oscar dos que citei na categoria de melhor filme estrangeiro, ate por que não iriam excluir de ganhar alguma premiação o filme vencedor da palma de ouro no festival de cannes. Mas acharia merecido que filmes como “O impossível” tivessem recebido mais indicações, inclusive na categoria de melhor filme, fico surpreso com alguns filmes que foram indicados e o impossível ou o voo não terem recebido essas indicações. Mas já que não receberam e ficaram um tanto de lado no oscar, mesmo sendo dramas incríveis, vou lhes mostrar um pouco sobre eles.

INDOMAVEL SONHADORA

Com uma atuação genial de uma menina tão jovem (de nome muito difícil de digitar no momento) o filme indomável sonhadora me comoveu muito, apesar de achar que a indicação dela foi meramente para fazer esse jogo de indicar a mais velha e depois a mais jovem da historia tornando a categoria bem mais interessante confesso que a pequena atriz mereceu estar ali. O filme é lindo pra mim particularmente no que se fala de trilha sonora, não é  um drama comum carregado de melodias profundas de piano, mas uma trilha que carrega vários instrumentos tornando-a densa e muito bonita principalmente na cena final do filme que para mim é uma das mais lindas que vi entre os indicados desse ano.

É uma historia lúdica de uma família composta por pai e filha (já que a mãe de hashipop foi embora quando ela ainda era uma criança) e ambos moram em módulos diferentes da mesma casa em uma região isolada sujeita a inundação e quando ela ocorre você vislumbra uma criança totalmente obrigada a amadurecer e cuidar do pai que está doente e ai você se rende a atuação maravilhosa da atriz mirim. Vale a pena conferir!

AMOUR

Particularmente o meu favorito a ganhar a maioria das categorias a qual foi indicado, incluindo melhor filme e não apenas estrangeiro, mas na categoria principal. Muitos dizem ser um filme apelativo por Michael Haeneck abusar de cenas fortes e profundas, mas eu acho um filme altamente verdadeiro em uma atuação genial de Emmanuele Riva que ate agora me faz questionar como ela pode ter perdido esse oscar. E sim um filme triste e pesado e um drama daqueles clássicos franceses, é sim um filme que termina de repente oque para muitos pode parecer esquisito, já que o estilo americano é sempre ter um final apoteótico (e falso), mas eu confesso ter passado horas pensando sobre o filme e sobre a dificuldade da própria atriz em encarrar sua própria velhice, é grandioso!
O filme fala sobre um casal de aposentados, ex professores de música (piano) que moram juntos e sozinhos a muitos anos. Então vitima de sua própria velhice Anne sofre um derrame que deixa metade de seu corpo paralisado, a partir dai você vê um show de atuação dessa atriz genial, assim como do seu parceiro de cena, transportando-os a reflexões importantes sobre si mesmo. Maravilhoso!

O VOO

Um filme supreendentemente esquecido no oscar, na minha opinião, acho que é uma atuação brilhante  de Denzel e merecia sim a indicação, mas esse filme merecia mais do que apenas essa indicação . E um filme sim bastante dramático, afinal é o tema de hoje, mas é um filme educativo, psicológico com um dos finais mais bem construídos dentre os quatro que falei hoje. Acho que só não é tão surpreendente quanto o final de “Amor”. É um filme muito bonito de cenas interessantes e desfechos que te fazem querer ver o final desesperadamente.
Depois de um acidente em que ocorre a queda do avião matando quatro pessoas  em que o piloto (Denzel Washington) pilotava sob o efeito de álcool e droga começa os grandes questionamentos do filme, pois apesar da situação que se encontrava ele conseguiu fazer um milagre a salvar muitas vidas pilotando muito bem e então vira herói nacional ate se descobrir que na verdade ele estava bêbado e que poderia ser isso a causa do acidente (ou não) é um filme sobre superação, acho que isso também o define

O IMPOSSIVEL 

Assisti esse filme recentemente e estou me perguntando ate agora oque o pessoal do oscar tem na cabeça pra ele só ter recebido a indicação de melhor atriz, claro eu não intendo de muitos critérios técnicos, mas oque seria cinema senão arte e oque seria arte se não um sentimento, uma forma de tocar a sua alma profundamente e é  isso que esse filme me fez. Além de uma atuação genial a única que eu admitia ganhar de Emmanuele Riva, Naome watts faz um milagre com seu personagem, mostra-o nu e cru, uma das atuações mais dramáticas de todo o oscar e sem duvida muito melhor que Jeniffer Lawrence em “o lado bom da vida”, mas essa é minha opinião e ela só vale aqui.

Com cenas fortes e muitos bem construídas o filme põe a tragédia do tsunami bem na as cara  de uma maneira extremamente inquietante, depois que uma família de americanos resolve passar férias na Tailândia eles se deparam com a maior tragédia de suas vidas, o hotel em que estavam hospedados (à beira mar) é atingido em cheio pelo tsunami em uma cena maravilhosa e a partir disso se desenrola  uma trama agoniante e complexa da família tentando se encontrar no meio de tantos desaparecidos! Assistam esse filme e se deleitem com a grandiosidade que é o espirito humano

BOM DIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário